Hospital Central de Maputo

Hospital Central de Maputo – Certificado de Amizade

“É insaciável o desejo de doar-se a quem mora em nosso pensamento.”
Daniel Bueno

Mandalas para Colorir

“Aquilo que parece tão pouco e insignificante para uns, para outros é muito.” – Sónia Sultuane

Muito obrigada a empresa Rimpex, Lda. por ter feito gratuitamente as 100 cópias (que eu ia fazer) dos desenhos, para que os doentes oncológicos possam pintar e abstraiam-se colorindo um pouquinho do seu tempo da sua vida e da alegria que tanto se precisa nesses momentos do tratamento da Quimioterapia. Muito obrigada por ajudarem-me a tornar pequenos gestos em grandes partilhas de muito amor. Muito grata. Bem-hajam.

#HospitalCentral #Oncologia #Rimpex #ResponsabilidadeSocial #SoniaSultuane #Moçambique #Africa

Hospital Central de Maputo – Oncologia: Hospital do Dia Adultos

O AMOR CURA!!!

Sabe Deus o que pensei e repensei sobre o assunto, se postava ou não. As pessoas de bem entenderão como um acto humanitário e genuíno, e compreenderão, as pessoas de má fé irão pensar “ quer se fazer” é show off” mas sinceramente não me interessa muito nesta altura da minha vida o que uns e outros pensam.

Quero poder partilhar neste espaço afinal que tenho tanta visibilidade este gesto singelo que fiz este final de semana no Hospital do dia da Oncologia do Hospital Central de Maputo onde se faz quimioterapia, primeiro porque estive no lugar dessas pessoas, sei o cansaço físico, emocional e espiritual, sei o que é estar sentada num mesmo sítio a fazer esse tratamento três/quatro/cinco/ seis horas seguidas, precisamos de luz, de cor, de esperança de fé a nossa volta. 

Porque quero dar credibilidade a qualquer pedido que faça pública ou privadamente para outras bem-feitorias nesse espaço ou noutros no hospital (e são muitos) (porque não tenho condições “SOMENTE” financeiras para fazer muito mais), e porque não faço parte de nenhuma organização/associação neste projecto que pretendo levar avante, acho que devo sim partilhar.

E por saber que muita gente quer ajudar e não sabe como, e mais se realmente essa ajuda as vezes é mesmo entregue as pessoas que verdadeiramente precisam também o faço. Acreditem não sou melhor que ninguém, não sou rica, nem vou salvar o mundo, acreditem também que não dei nada, recebi foi muito mais!!! Não vos posso transmitir por palavras o que tenho estado a sentir desde Sábado, porque nada disso é dizível ou mensurável.

Se poder ser útil, se poder ser um instrumento para fazer o bem a outros e estiver ao meu alcance, usem-me. 

Posso dizer que tinha feito muitas ações mas nada que me tenha tocado tanto e profundamente. 

Temos que lutar e acreditar nos nossos sonhos, eu acreditei no meu, que um dia faria a diferença nem que fosse numa só pessoa!!!obrigada Deus obrigada meus Santos e Anjos. 
O amor cura!!!

As fotografias mostram o antes e o depois!!!

Antes

Depois

Ao Director da Oncologia, aos enfermeiros Chefe e o Enfermeiro Chefe Adjunto (vai um agradecimento especial ao Enfermeiro Obadias, pela sua disponibilidade humana) e todos os serventes pela profunda colaboração o meu muito obrigada por tudo.

A equipa que trabalhou comigo Senhor Lopes e os seus dois ajudantes, ao Norberto, Justo e José que estufaram, pintaram, pregaram, o meu profundo Kanimambo. 

Quando a alma não é pequena tudo vale a pena!!!

Hospital Central de Maputo – Oncologia da Pediatria: Hospital do Dia

Quem mais recebeu fui eu, quem mais aprendeu da experiência e da oportunidade de servir os outros uma vez mais, fui eu. Dra. Faizana Amad muito obrigada por me ter escolhido para dar o meu amor a quem tanto precisa, principalmente as crianças. 

Muito obrigada do fundo do meu coração uma vez mais, a quem acreditou em mim, e ajudou a tornar este sonho realidade. Bruno, a família do Marco, Rony, Norberto, Lopes, Dallas, Jimmy, Sr. Lopes e o seu ajudante, ao pessoal enfermeiros e serventes da Oncologia da Pediatria e também a grande ajuda por parte dos Serviços de Oncologia do Hospital. Muito obrigada, Obadias Machava (como sempre essa alma grande) peço-te que transmitas ao restante pessoal envolvido.

Bem-hajam.

“Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota” – Madre Teresa de Calcutá

Antes

Depois

7 Vidas, doado ao Hospital Central De Maputo
52902774_758549264516123_2339971613916659712_n

Após expressar seus sentimentos por meio da arte, e transformar a oncologia pediátrica da maior unidade hospitalar do país num lugar acolhedor com pinturas de desenhos infantis trazendo luz, alegria e imaginação aos doentes de palmo e meio e seus acompanhantes, Sónia Sultuane, artista plástica e escritora moçambicana, volta a ser movida pelo espirito de humanismo e oferece à Direcção desta unidade hospitalar, uma obra de arte denominada “7 Vidas”,

Segundo Sónia Sultuane, o conceito inerente às 7 Vidas consiste em buscar a felicidade a partir do equilíbrio dinâmico entre a saúde e a doença tendo como propósito, motivar os doentes a lutarem pelas suas vidas cuja obra, está também inserida numa exposição em homenagem a Pancho Guedes, um arquitecto, escultor e pintor português.

Por sua vez, Mouzinho Saíde, Director Geral do HCM agradeceu o gesto tendo afirmado que esta é mais uma das expressões de amizade que a artista vem demonstrando pelo Hospital Central de Maputo, para o bem-estar dos doentes.

Saíde, recordou ainda que a saúde, não é apenas alcançável através da prevenção ou do tratamento de doenças, mas sim da qualidade de vida, incluindo emocional e social e acções similares, contribuem para a melhoria substancial do bem-estar e social tanto dos profissionais de saúde bem como dos doentes.

JUNTOS POR UM HOSPITAL MELHOR
HCM – COMUNICAÇÃO E IMAGEM